Por que o bronzeamento não é um sinal de boa saúde

Por que o bronzeamento não é um sinal de boa saúde

"Ser ou não se bronzear" era o dilema colocado pela revista Vogue em julho de 1928, que já questionava o nascente bronzeamento da moda, conforme relatado pelo historiador Pascal Ory em seu livro "A invenção de bronzeamento "(Ed Champs). Quase um século depois, essa prática já está bem estabelecida e não há como questioná-la. No entant…
Suplementos alimentares para proteger o coração seriam inúteis

Suplementos alimentares para proteger o coração seriam inúteis

Selênio, beta-caroteno, vitaminas, antioxidantes Pouco mais de dois em cada dez franceses tomam regularmente suplementos alimentares. O objetivo? Tenha uma cara melhor, cabelo bonito ou melhore sua saúde cardiovascular. No entanto, mais e mais estudos mostram que esses produtos não são eficazes. O último, publicado em 9 de julho nos Annals of Internal Medicine , mais uma vez destaca a inutilidade da maioria dos suplementos alimentares, especialmente na saúde cardiovascular. O es…
Picada de água-viva: é aconselhável urinar nele?

Picada de água-viva: é aconselhável urinar nele?

Estação de água-viva nas praias de Menton e Antibes! Nos dias 11 e 12 de julho, o observatório de água-viva no Mediterrâneo avistou esses animais muito temidos. O fenômeno não é novo, no entanto, uma vez que as águas-vivas invadem a Riviera Francesa todo verão desde os anos 2000. Se as espécies presentes nas águas francesas não são muito perigosas - exceto para pessoas com alergias -, o ferrão não importa. não é menos dol…
As promessas extravagantes dos tratamentos de desintoxicação

As promessas extravagantes dos tratamentos de desintoxicação

A idéia da desintoxicação é simples: nosso corpo não seria mais capaz de lidar com os resíduos e elementos tóxicos aos quais está sujeito Muita comida e mais poluentes serão a causa. Também deve ajudar a eliminar as toxinas produzidas cuja acumulação causa desequilíbrios e doenças. Fãs de desintoxicação da primeira regra: coma quase exclusivamente frutas e legumes; misturados ou não, na forma líquida ou sólida. As fórmulas oferec…
Perguntas que você faz a si mesmo sobre o sono e seus problemas

Perguntas que você faz a si mesmo sobre o sono e seus problemas

O que é um sono "bom"? É normal dormir duas horas? Como resolver um problema de insônia? Como as telas afetam nosso sono? Existem comportamentos a serem adotados para otimizar suas noites? Podemos curar a apneia do sono? Para explorar melhor essa necessidade vital e suas conseqüências para a saúde, a liferonline pediu a Maxime Elbaz, pesquisador de neurociências no centro do sono e vigilância do Hôtel-Dieu, para responder a perguntas ao vivo de usuários em redes sociais . Leia tam…
Como cuidar do seu sono?

Como cuidar do seu sono?

O sono tem uma dupla ação: recuperar as necessidades físicas do corpo e as faculdades psicológicas ou de bem-estar. É isso que nos permite recuperar e essa é a única função que pode fazer isso ", diz o Dr. Eric Mullens, Clínico Geral, Chefe do Laboratório de Sono da Fundação Bon Sauveur em Alby. Tarn. Seu p…
Por que dormir bem permite que você aprenda melhor

Por que dormir bem permite que você aprenda melhor

Quem nunca experimentou os estragos de uma noite sem dormir com a concentração antes de um exame? Memória e sono estão intimamente ligados. E dormir ajuda a reforçar a memória do que foi aprendido. Graças aos avanços na imagem cerebral, os cientistas agora sabem quais áreas do cérebro estão ligadas ao aprendizado que se reativa durante o sono. Pesquisas…
Sono: esses barulhos que facilitam o sono

Sono: esses barulhos que facilitam o sono

Existem ruídos que obviamente interferem em nosso sono: o choro de uma criança, o som de uma buzina, uma porta batendo, o alarme de um despertador Isto é especialmente verdade durante o sono leve, especialmente nas primeiras horas da manhã. Mas também existem ruídos que nosso cérebro não percebe como sinais de despertar, e há alguns que nos ajudam a adormecer. Os pais…
A OMS não reconhece o burnout como uma doença

A OMS não reconhece o burnout como uma doença

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o burnout um "fenômeno relacionado ao trabalho" e não uma doença, disse um porta-voz na terça-feira, acrescentando detalhes do que foi anunciado no dia anterior por a agência especializada da ONU. A OMS disse na segunda-feira que o burnout, um conceito frequentemente traduzido como "burnout", entrou na sua nova Classificação Internacional de Doenças, que serve de base para o estabelecimento de tendências e estatísticas de saúde. Mas, terça-f…
Se for casual, sonâmbulo não é preocupante

Se for casual, sonâmbulo não é preocupante

É classificada entre as patologias do sono, mais precisamente entre as "parassonias". Um episódio de sonambulismo, que sempre ocorre durante períodos de sono profundo e lento, causa, de fato, manifestações psicológicas ou comportamentais indesejáveis. No entanto, isso não é necessariamente patológico. Freqüent…
Paralisia do sono: a que se deve esse fenômeno?

Paralisia do sono: a que se deve esse fenômeno?

Acordar no meio da noite, vendo tudo, ouvindo tudo ... Mas ser incapaz de mover um dedo do pé ou proferir o menor grito, como se alguém estivesse trancado em um corpo inerte. Este não é um pesadelo, mas um fenômeno conhecido chamado "paralisia do sono". Muitas pessoas o experimentam uma ou duas vezes na vida, na maioria das vezes durante a adolescência ou o início da idade adulta. A que…
Crianças: a educação do sono é necessária

Crianças: a educação do sono é necessária

Falta de concentração e atenção, hiperatividade, transtornos do humor Este é o grupo comum de crianças em idade escolar que têm horários irregulares para dormir e dormem muito pouco. Naturalmente, isso acompanha as dificuldades de aprendizado. E isso não é tudo. Os especialistas em saúde pública da Universidade de Warwick revisaram recentemente cerca de 40 estudos epidemiológicos de crianças e adolescentes desde o nascimento até os 18 anos: na análise publicados, eles destacam um risco real de sobrepeso ou até obesidade quando o sono está em falta crônica, especialmente antes dos 10 anos de ida…
Sono: por que nossas necessidades mudam com a idade?

Sono: por que nossas necessidades mudam com a idade?

Ao longo de nossas vidas, o leque de nossas noites está se espalhando amplamente. Bebês, nossas necessidades de sono podem ir até 17 horas. Essa quantidade necessária diminui até a adolescência para se estabelecer em um intervalo de 7 a 8 horas. E, depois dos 65 anos, ainda é um pouco menos. Mas, diz um estudo publicado recentemente na revista científica Neuron , é mais a capacidade de dormir do que as necessidades que são reduzidas à medida que envelhecem. Uma desco…